Mamãe-Sacode, ou o Princípio da Filosofia

Há muitos anos, um amigo, então jovem como eu, narrou-me o seu último dia de carnaval. Mas antes de prosseguir com a narrativa, é preciso lembrar que, em tempos idos, cada integrante dos blocos soteropolitanos portava um “mamãe-sacode”, espécie de espanador colorido, feito com tiras de plástico, balançado ao ritmo da música. Era parte da coreografia.

Pois contou-me o referido amigo que um dia desfilava, animadíssimo, em plena Praça Castro Alves – dantes, como agora, o ponto máximo da festa. De repente, olhou para o mamãe-sacode que agitava acima da cabeça e, súbito, perguntou a si mesmo: “O que é que eu estou fazendo aqui?”. Ato contínuo baixou as mãos, parou de pular, saiu do bloco e nunca mais voltou.

Ainda hoje, eu retorno a esse fato sempre que vejo os foliões em transe, embalados pelo álcool e pelo ruído insalubre dos trios-elétricos: acho que nunca perguntam a si mesmos o que é que estão fazendo ali. Se perguntassem, prosseguiriam?

E o mamãe-sacode? Sumiu dos blocos por ser filosófico demais?

2 ideias sobre “Mamãe-Sacode, ou o Princípio da Filosofia

  1. Meniciela Maktub

    Ouvi dizer que filosofia é literalmente o amor à sabedoria… Mas o que é ser sábio?
    Creio que é dar-se conta de si, ver-se de longe, avaliar-se, e isso me remete àquela frase “Tudo lhe é permitido, porém nem tudo lhe convém”, eu converto em “tudo me é permitido, mas não deixarei essa permissão me dominar”… Então acredito que ele avaliou-se e conseguiu assumir uma de suas rédias…

    Resposta
  2. Rebeca Maynart

    Depois de tanto comentar sobre esse texto, vim atrás dele avidamente para descobrir na escrita o que tratava-se. Esses questionamentos vem mesmo nos momentos mais inesperados e interessantes para mudar nossas vidas hahaha

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s